Thursday, May 29, 2008

Pizzaria Cristal – ambiente e sabor.

Ontem a noite cedi a uma resistência que eu tinha de ir a Pizzarias em dia de semana. Aqui no Itaim mesmo tinha duas opções segundo meu host: Pizzaria Cristal ou A Tal da Pizza, ele era habitue da primeira opção e acabei optando por esta. Pizza é uma coisa quase que religiosa para paulistas, acho que isso vem da herança italiana na cidade, uma vez que para os Italianos acho que na velha máxima de que não se discute política, futebol e religião se pode incluir comida. Em uma visita a Napole aprendi que pizza é simples, tem poucos ingredientes e que o segredo está na verdade na qualidade, não estou aqui discutindo a Pizza Hut que é outro tipo de comida, desde então sempre opto por pizzas simples para saber o quão boa é a pizza. Se uma pizzaria não sabe fazer uma boa pizza Margueritta, esta é um caso perdido e ninguém me convence do contrário.

A pizzaria Cristal é aparentemente uma das mais badaladas de São Paulo, mesmo para uma quarta-feira estava relativamente cheia, me parece que aos domingos as filas são enormes e a qualidade do atendimento cai um pouco. Nesta quarta fomos muito bem atendidos, mas tenho que admitir que a minha companhia era de fato habitue e conhecia todos os garçons pelo nome, com isso, fico devendo uma avaliação mais honesta do serviço, mas se eles forem metade do que foi ontem a noite já merecem alguns elogios.

Uma coisa que me impressiona nos Restaurantes de São Paulo é o tamanho, são sempre grandes, espaçosos e bem decorados, com a Cristal não foi diferente. O Ambiente era aerado e dividido em 3 sub ambientes sendo que a separação do bar para o salão principal fica o forno de Pizza, a estrela principal da casa. Achei os preços do menu paulistas, mas dado que esta é a pizzaria mais tradicional na badalação de São Paulo achei honesto, é mais barato que a Capriciosa carioca.

O menu tem uma diversidade de opções de pizzas eu optei por uma meia Pomodoro, meia Peperoni. A primeira era uma versão da marguerita com mozarela de búfala e tomate pellati – sim em São Paulo as coisas italianas são chamadas pelos nomes em seu idioma original – a pizza estava muito saborosa com massa fininha e com um sabor leve, mas tenho que admitir que não era nada de sublime. A segunda metade era composta de Peperoni e cebolas e esta eu achei mais completa e marcante, as cebolas estavam quase adocicadas e ainda levemente crocantes, o peperoni era saboroso e misturou bem com a mozarela. A pizza no total era muito saborosa e bem preparada. Imagino que haja certa constância da qualidade dada a história da Cristal.

Cristal

Rua Professor Artur Ramos, 551
Jardim Paulistano - Zona Sul
Tel – 11 - 3031-0828

2**
$$