Monday, August 25, 2008

Vila Kaliopa - Ambiente e bom humor.

Imagine sentar em um jardim para um almoço onde vc tem que mover sua mesa para furgir do sol por pelo menos 4 vezes (quando eu digo você, estou indicando que fomos nós literalmente que carregamos a mesa todas as vezes), estou descrevendo a pior experiência dos últimos tempos?! Pense de novo, não sei se é o mar azul turquesa, mas fiquei zen na Croacia

Fomos almoçar em Villa Kaliopa, na ilha de Vis, que fica ao oeste de Split, o restaurante fica no jardim de uma casa antiga, de frente para o mar, as mesas ficam entre árvores super exóticas, que não suficiente para nos proteger no sol, mas dão um charme todos especial ao local. Os vizinhos são construções de 1500, desde quando a ilha era dominada pelo Venezianos, com uma arquitetura singular.

Ao chegar fomos recebidos pelo dono, que nos contou o menu, uma vez que ele muda diariamente baseado com o que os pescadores locais entregaram. Optamos por um vinho da própria ilha, gelado e um prato de peixes marinados no azeite e alcaparras como entrada. Os peixes estavam todos gostosos, mas a sardinha se destacou como o mais saboroso, com uma textura esponjosa e um sabor leve que contrastava de forma perfeita com as alcaparras Além disso, claro que tínhamos uma belíssima cesta de pães e um azeite maravilhoso.

Após quatro mudanças de local da mesa, com muito bom humor, nosso prato principal chegou. Eu mais uma vez fiquei com o peixe grelhado, mas dessa vez pedi uma lula também. O acompanhamento foi o mesmo espinafre com batatas refogados no azeite. A lula estava muito boa, macia mas ao mesmo tempo firme, o gostinho de grelha podia ser sentido no after taste e combinava bem com o frescor das partes não tostadas da lula. O peixe estava super saboroso e leve. Acho que o principal diferencial da comida croata é o frescor de seus ingredientes no verão, não posso imaginar o que seria disso aqui no inverno.

Acredito que este não é uma restaurante que me faria delirar em nenhuma capital gastronômica do mundo, no entanto, em um pequena ilha na costa croata, ele me traz boas lembranças.

Vila Kaliopa
Vis – Croácia
Chegando na Ilha pergunte onde é, tenho certeza que vc vai achar.

2**

2 comments:

Gus said...

Nossa...que dia vou em uma ilha comer uma sardinha "esponjosa", meus Deus, como uma descrição dessa me faz ficar mais longe dos bichos que respiram debaixo d´agua....

Que saudades que eu estava disso aqui!!!!!

Welcome back!

Anonymous said...

Li e relembrei! Amei! E tambem amei a Croacia. Beijo.