Monday, October 27, 2008

Aquim - Uma boa e cara promessa do Leblon.

Neste final de semana fui experimentar o Aquim, o novo restaurante do baixo Leblon, que tem uma decoração e preços no cardápio que me lembram o tempo do mundo quando não tínhamos crise, mas vamos lá sem neuras do mercado financeiro. O restaurante fica na Ataulfo de Paiva, rua principal e movimentada do Leblon, mas é muito charmoso com uma decoração escura em tons de marrons, dourados e roxos profundos, talvez pareça mais paulista que o Rio de Janeiro permite, mas não cheguei a achar ruim, apenas muito escuro para um domingo ensolarado.

A família Aquim já é conhecida no Rio de Janeiro pelo seu Buffet que faz a alegria das dondocas que gostam de receber, mas não tanto de cozinhar. Eles começaram como uma loja/Butique de doces a meio quarteirão de onde é o atual restaurante. As suas receitas são simples mais com ingredientes de qualidade, imagine que a criatividade dos Chefs foi limitada muitas vezes pelo fato de os comensais estarem em pé, então as coisas são simples na forma e complexas nos sabores.

Fomos apresentados ao um menu diurno que tem 4 opções de fórmulas, como prato principal e sobremesa, ou prato principal e entrada, a preços relativamente acessíveis. Como tinha lido no blog da Contace Escobar – Pra quem quiser me visitar – sobre os mini queijo quentes, pedi o cardápio normal. A diferença de preços me assustou um pouco, não que a opção diurna seja barata exatamente, mas o cardápio completo para um restaurante do estilo do Aquim, achei um pouco salgado. Pedimos os Mini quijos quentes de entrada e adicionamos a isso a fórmula de prato principal e sobremesa. Os mini queijo quentes são realmente divinos, pequenos e com um leive queimadinho da torrada com o gosto de terra das trufas da manteiga.

Para o meu prato principal optei pelo peito de frango grelhado com couscous marroquino, que é um desses acompanhamentos que me fazem escolher o prato simplesmente para comer ele. No entanto, para a minha decepção a cozinha se atrapalhou e mandou uma quinoa, sorte deles que também adoro quinoa, ao ser indagado por um dos Aquim informei que apesar de delicioso o prato não era o que tinha pedido, mas sem maiores problemas. A minha amiga pediu um escalopinho com purê de batata baroa que estava muito bom.

Para a sobremesa fiquei com o Romeu e Julieta Aquim que é um creme de goiabada com uma cobertura de queijo gratinado, estava gostoso, porém o meio estava frio, que não chegou a estregar o prato, mas acho que o gratinado merecia mais 2 minutos. A carta de vinhos era tão cara quanto o menu noturno, tornando o programa de domingo a tarde com um vinho branco, mesmo com o menu diurno uma brincadeira cara. Apesar das falhas a casa ganhou a minha simpatia ao final não cobrar o meu prato, dado o erro da cozinha, sei que é o mínimo que ele deveria fazer, mas não deixou de me deixar com vontade de voltar por lá.

Aquim
 Avenida Ataulfo de Paiva, 1321
 Leblon - Zona 0 - (21) 2274-1001

2**
$$$

No comments: